Confira as novidades e notícias sobre gestão empresarial

Crescimento das mulheres no mercado de trabalho

Crescimento das mulheres no mercado de trabalho

11 de março

Não é à toa que dizem que as mulheres vão mudar o mundo. Afinal, elas têm uma força enorme, são observadoras, criam empatia com facilidade, trazem seus valores para as decisões e buscam fazer o que é certo, ou seja, são verdadeiros exemplos para qualquer um e possuem atributos importantes que resultam em uma maior efetividade nos negócios.
 
Mesmo que, atualmente, os números que se referem às mulheres no mercado de trabalho não sejam tão grandes, a constante evolução dos mesmos é notável. Afinal, as mulheres costumam agregar um enorme valor às organizações ao ocupar posições de comando. Pouco a pouco, elas vão ampliando seu espaço no mercado de trabalho e, mesmo que seja um processo lento, o crescimento é constante e positivo.
 
Um número peculiar: a “terceira jornada” que a mulher exerce, que seriam os afazeres domésticos, ocorre em quase 90% dos casos. Um número consideravelmente grande, e que demonstra que a mulher é multitarefa e exerce, com competência, todas as tarefas do seu dia a dia.
 
Mas, ainda há números que precisam de mudanças: hoje, em casos onde há 80% das mulheres trabalhando em uma empresa, apenas 10% destas ocupam cargos de chefia. Entretanto, o relevante desta informação é que, de acordo com o estudo realizado pelo Hudson Institute, dos Estados Unidos, o “Workforce 2000: Work and Workers for th 21st. Centuty”, estes números já estão mudando positivamente.
 
Segundo especialistas, as mulheres serão as líderes deste milênio e, neste século, a expectativa é de que elas superem o número de homens nos postos de trabalho. E pudera, né? A mulher demonstra, cada vez mais, sua responsabilidade, habilidade, dedicação e competência em sua profissão, além de buscar a igualdade sempre, e ter um espírito de empreendedora cada vez maior.
 
Juntando todas essas informações e alguns destes dados, é notório a força e o crescimento constante da mulher no mercado de trabalho. Pensando nisso, selecionamos o depoimento de empreendedoras de sucesso para comprovar todas essas informações. Confira:
 
“Comecei a trabalhar com 8 anos, na agricultura, com minha família. Com muita dificuldade para estudar, enfrentei os desafios e, finalmente, em 1999, concluí o curso de Licenciatura em História, pela Universidade de Caxias do Sul. A partir daí, passei a lecionar História e Geografia para os alunos do ensino fundamental e médio em escolas estaduais de Caxias do Sul.
Quando nasceu meu filho, em 2003, precisei distanciar-me da docência para dedicar-me ao seu crescimento. Nessa época, percebi que a pequena empresa serigráfica de meu marido, com 14 anos de mercado, precisava crescer e inovar. Então, senti que chegara o meu momento de participar desse processo.
Em 2004, assumi a Direção Administrativa da empresa Primatas. Meu desejo era de promover o seu crescimento, tendo como diferencial, uma equipe profissional qualificada e com ênfase na valorização humana. Na busca de conhecimento para realizar meu objetivo, cursei, inicialmente, dois MBAs, um em Gestão de Pessoas (2006) e outro em Gestão das Certificações (2009). Além disso, a empresa ingressou no SEBRAE, ainda em 2003, com o propósito de aprender a melhorar a gestão, dessa forma melhorando significativamente.
Toda ação e envolvimento feminino no comando de gestões privadas ou públicas, numa sociedade patriarcal, não é muito simples, porém é necessário. E esse é o caminho de todas mulheres que não se contentam com aquilo que lhes foi imposto: lutar pelo seu espaço e defender seus propósitos.
Sempre busquei referências femininas, como a minha avó Zelinda: matriarca, agricultora, lutadora, e, hoje, com 98 anos. Outras referências: Simone de Beauvoir, Rosa Luxemburgo, Anita Garibaldi, Olga Benário, Frida Kahlo, e tantas outras, que com paixão, irreverência e muita persistência, fizeram e fazem a diferença, deixando o legado de um projeto que deve ser seguido e perseguido.
Por isso que diante das dificuldades, me inspiro na trajetória dessas mulheres, que sempre apresentam estratégias para enfrentar os desafios. Sabemos que não é fácil, pois são conflitos constantes com os desafios econômicos, a discriminação e o sr. mercado, que comanda o mundo. Porém, sempre buscando o olhar sensível em equilibrar o negócio com justiça e transparência, e cuidando das pessoas.
Muitas vezes pensamos em desistir, mas pelas inspirações citadas, especialmente a de minha vó Zelinda, sigo norteada por esses exemplos. E sei que não podemos ser covardes e egoístas, muitos precisam de nós. Além de tudo isso, temos a dupla, tripla jornada, que é o cuidado com casa, roupa, comida, filhos, etc, etc, etc... Os minutos sempre são planejados e organizados para dar conta de tudo. Os filhos educados para fazer a sua parte, com o marido, muitas conversas e discussões para superar a doutrina machista, para ajudar a dar conta. E ainda tem o trabalho voluntário na comunidade. Tudo isso, apesar de muitas vezes ser cansativo, é o combustível do empreendedorismo.
Para as mulheres que buscam empreender, quero dizer que a vida e os sonhos são uma constância, e todo dia é um novo passo, uma nova ideia, um novo desafio. Por isso, sempre devemos planejar, avaliar, agir, e ter uma estratégia, uma tática e uma ação. Porém, sem nunca perder a ternura e o olhar para as pessoas, que são o motivo principal de nossa existência.
Sobre a Planquality, vou sintetizar: sabe aquele discurso de “na alegria, na tristeza, na saúde e na doença” que é feito na hora do casamento? É assim em todos os dias e em todas as circunstâncias. É nosso porto seguro, que está sempre nos  acolhendo e apontando soluções. O não sempre se torna um “pode existir uma alternativa”, e é assim que essa parceria está durando por tantos anos. Para finalizar, quero deixar uma frase do livro “Pequeno Príncipe”, do escritor Antoine de Saint-Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
Joceli Veadrigo, da empresa Primatas
 
”O início da empresa já acontecia no sonho de colegas de trabalho em ter um negócio pela união de conhecimentos e afinidades profissionais. Quando a vida trouxe a oportunidade, deu-se início ao empreendimento sonhado, e hoje trabalhamos da forma que entendemos ser a melhor: com muita ética, responsabilidade, respeito e qualidade no atendimento. Como todas empresas, o início não foi fácil, mas com muita determinação e acreditando no negócio, conseguimos estabelecer o equilíbrio e nos mantermos no mercado.
Sempre, em tudo na vida, tive muito apoio da minha família e amigos para ir atrás desse sonho, e também o apoio de outras empresas, que foi essencial na fase inicial do negócio.
A falta de capital inicial e de a empresa ser desconhecida no mercado, foram alguns dos maiores desafios enfrentados. Mesmo com dificuldades, não possuo arrependimento, e faria tudo novamente, pois eu acredito na equipe formada e tenho a certeza de nosso sucesso.
Para conciliar o dia a dia entre vida profissional e pessoal, percebo que a mulher é um ser muito especial e com muitas características “naturais”, pois simplesmente vamos administrando a vida profissional e familiar sem perceber que dominamos as duas com total maestria. Para outras mulheres que buscam empreender, meu conselho é: nunca abra mão de seus sonhos profissionais e, acima de tudo, acredite “naquele nosso sexto, sétimo, oitavo sentido”. Porque assim, tudo acaba acontecendo. E, para fazer acontecer ainda mais, a Planquality está conosco no rumo de certificação ISO 9001, como uma parceira maravilhosa.”
Cibile Battisti, diretora financeiro da Windtec
 
“Minha primeira experiência foi na empresa da família, juntamente com o meu pai, no ramo cervejeiro artesanal. Depois, usando a mesma estrutura física, no ramo de nutrição animal. Hoje, a convite do meu marido, exerço a função de sócia proprietária no ramo mobiliário. Sempre contei com o apoio dos meus pais e meu marido em minha carreira que sucedeu em âmbito familiar, e, por isso, uma das maiores dificuldades enfrentadas foi separar relacionamento profissional de pessoal. Por isso, sigo minha agenda à risca para resolver cada assunto no seu momento. A Planquality me auxiliou em um momento de bastante mudança, me deu segurança e confiança para encarar novos desafios. A minha dica para outras mulheres que buscam empreender é não deixar de avaliar todas as possibilidades que se apresentam, buscar informações com outros empreendedores, não desanimar com os obstáculos e aprender sempre.”
Maiara Spellmeier, sócia proprietária da Formallar Móveis
 
Gostou dos depoimentos e quer conhecer melhor sobre nossa empresa? A Planquality tem toda a qualidade e expertise nos assuntos do mundo dos treinamentos organizacionais que você precisa!

Com soluções em gestão empresarial em todas as áreas, workshops personalizados e adequados para cada equipe, com 80% de prática, além da certificação e especialização nas mais renomadas ISO’s, a Planquality oferece inovadoras metodologias do mercado, como Lego® Serious Play® e Design Thinking.

Quer começar a inovar agora? Entre em contato conosco: planquality@planquality.com.br

Outras notícias do Blog Planquality

O nosso Blog tem os conteúdos mais completos e interessantes sobre o mundo organizacional. Leia nossos textos!

blog