Confira as novidades e notícias sobre gestão empresarial

Descubra a importância dos treinamentos

Descubra a importância dos treinamentos

12 de outubro

Se há um consenso no mundo do trabalho, com certeza é o de que: “uma pessoa melhor capacitada, certamente é alguém que agrega mais a uma equipe”. É tendo esse indiscutível pensamento em mente que as empresas vêm investindo cada vez mais em treinamentos para melhorar a capacitação de seus colaboradores.
 
Produtividade, competitividade, redução dos custos e um bom ambiente de trabalho são os quatro pilares que podem ser construídos de melhor forma por meio dos treinamentos. Podendo surtir efeitos tanto de curto quanto médio ou longo prazo, destaca-se que a eficiência de um treinamento passa diretamente pela qualidade da consultoria prestada.
 
Produtividade
Para melhorar a produtividade, é essencial que uma equipe localize melhor suas falhas, comunique-se melhor entre si e preste um bom atendimento aos clientes. Estas coisas são potencializadas por treinamentos, porque eles dão aos colaboradores uma noção teórica e, principalmente, prática que visam facilitar as tomadas de decisão dentro de sua empresa. Outro ponto importante é o de que, funcionários mais bem capacitados, atraem olhares mais atenciosos à empresa, o que dá visibilidade, e como consequência uma vantagem competitiva para o seu negócio.
 
Competitividade
Além da já destacada maior atenção que uma equipe bem treinada atrai, o desenvolvimento saudável da empresa, com estabelecimento de metas, por exemplo, pode ser potencializado através dos treinamentos. Uma consultoria em Gestão Estratégica pode ser uma solução para resolver esse tipo de problema, pois aliada com os treinamentos necessários, irá alavancar o nível de tomada dedecisões dentro de sua empresa.
 
Redução de custos
Muitas pessoas encaram os cursos como um gasto da empresa, entretanto, essa não é a realidade. Investir em treinamentos, significa reduzir custos. Isso acontece porque, com melhor desenvolvimento, os colaboradores evoluem dentro da empresa, sendo assim melhor remunerados e ocupando cargos mais elevados. Esses fatores evitam que a organização perca seus funcionários e consequentemente ajuda com a  menor necessidade de contratar, dessa forma cortando significamente os gastos.
 
Bom ambiente
O melhor ambiente é aquele que é mais leve, mais eficaz, com possibilidade de engajamento e inovação por parte dos colabores, mais entrosado e com maior projeção de desenvolvimento. Retomando o conceito do início do texto, um profissional melhor capacitado acaba por agregar mais a uma equipe, e quando alguém colabora de melhor forma, há mais motivação no ambiente, que por sua vez geram frutos positivos. Esses frutos são os pilares já descritos, que são o objetivo de um ciclo positivo que é possibilitado por um bom treinamento.
 
Planquality
A Planquality tem toda a qualidade e expertise nos assuntos do mundo dos treinamentos organizacionais que você precisa!
Nós oferecemos treinamentos para empresas de todas as áreas, com workshops personalizados e adequados para cada equipe, com 80% de prática! Além dos treinamentos tradicionais, que oferecem certificação e especialização nas mais renomadas ISOs, temos as inovadoras metodologias do mercado, como o Lego®    Serious Play® e Design Thinking.
Quer começar a inovar ainda hoje? Confira os treinamentos da Planquality! Qualidade e ação nos resultados.

Outras notícias do Blog Planquality

O nosso Blog tem os conteúdos mais completos e interessantes sobre o mundo organizacional. Leia nossos textos!

blog