Confira as novidades e notícias sobre gestão empresarial

Design Thinking: a solução dos seus problemas!

Design Thinking: a solução dos seus problemas!

10 de outubro

Você conhece o Design Thinking? Apesar das pessoas enxergarem como um método, o Design Thinking define-se como uma forma de pensar, ou seja, um modelo mental. E é desta forma que a ferramenta vem ganhando muita força entre os gestores de empresas dos mais variados segmentos e tamanhos. O sucesso se dá pelo modelo ser o ideal para a resolução dos problemas de maior complexidade que podem afetar a sua equipe. O principal diferencial da ferramenta são as soluções de qualidade, que são criativas, modernas e eficientes, junto ao uso de ferramentas diferenciadas, que deixam o processo de resolução de problemas muito mais tranquilo, e te ajuda a superar os desafios.
 
Como funciona o Design Thinking?

O modelo mental possui 3 pilares fundamentais: empatia, colaboração e experimentação.
A empatia é a chave principal para aplicar o Design Thinking, pois com ela você entende todos os lados da situação tendo mais conhecimento para elaborar uma solução criativa para os possíveis problemas complexos que podem surgir. Portanto, é necessário que haja uma observação na sua equipe, pois observar é a melhor maneira de desenvolver a empatia.
Já a colaboração é fundamental para a qualidade do procedimento, pois se trata diretamente do engajamento do grupo e, com ele, promover o eficiente trabalho em equipe. Não existe uma fórmula mágica para fazer uma equipe ser unida, mas você pode formar esse sentimento de colaboração dentro do seu time através do estabelecimento de metas e da participação de todos.
Por último mas não menos importante, a experimentação é necessária para que as ideias de qualidade sejam colocadas em prática. Este pilar do Design Thinking é aquele que trata especificamente sobre sua funcionalidade. O primeiro passo para a experimentação ser posta em prática é observar o problema com profundidade. A partir disto, a tomada de decisões visando resolver os problemas, fica mais simplificadas, as melhores ideias surgem e os resultados aparecem!
Atenção! Não descarte aquelas ideias que parecem mais difíceis ou então as que não são adequadas para o momento. Recomenda-se sempre “guardar” as ideias para outros momentos, abrindo um leque de novas oportunidades e soluções criativas.
 
O modelo é eficiente?

Empresas de grande nome, como a Nike e Apple, já colocaram o Design Thinking em prática e tiveram excelentes resultados, o que marca o modelo como altamente eficaz. Lembrando que não são os resultados de apenas duas empresas que comprovam o Design Thinking como algo eficiente, o que comprova é o próprio modelo, que fala por si só, por propor os três pilares já mencionados, que por natureza são comprovadamente eficientes.
É importante destacar também as ferramentas criativas que possibilitam a resolução e as estratégias que, junto com criatividade, promovem a qualidade nos resultados. Estes conceitos são importantes pois abrem um leque de soluções que só podem impactar positivamente o seu time e trazer resultados baseados na eficiência.
 
Como eu posso aplicar o Design Thinking na minha equipe?

Encontrando os problemas que eventualmente são colocados em nosso caminho, devemos analisar suas particularidades e fazer questionamentos que nos levam a ter ideias para soluções criativas.
A partir disso, deve ser criado um plano de ação, que esteja nas particularidades do Design Thinking.
 
Por se tratar de um tema complexo, existem cursos e treinamentos que podem te dar uma base completa sobre o modelo de Design Thinking, seus princípios e aplicações. Nós, da Planquality, com qualidade e ação nos resultados, oferecemos um treinamento completo que vai te ajudar a encarar os problemas de uma forma mais moderna e eficaz. Nossos treinamentos se destacam por colocar as ações ensinadas em prática, oferecendo uma imersão e fortalecendo o conhecimento dos participantes.
 
Clique aqui para conhecer nosso curso sobre Design Thinking e fique por dentro da inovação que você e seu negócio precisam.

 

Outras notícias do Blog Planquality

O nosso Blog tem os conteúdos mais completos e interessantes sobre o mundo organizacional. Leia nossos textos!

blog