Confira as novidades e notícias sobre gestão empresarial

Como disparar na frente da concorrência no mercado automobilístico

Como disparar na frente da concorrência no mercado automobilístico

27 de dezembro

O mercado automibilístico é um ramo muito diverso, que passa por desenvolvimento, manutenção e venda de veículos. Por isso que movimenta muito dinheiro e atrai várias exigências e normas que são essenciais para quem quer competir. A partir dessas informações, se sabe que o segredo para ser competitivo é estar sempre atualizado.
Entre as exigências do mercado, a mais importante certamente é a IATF 16949, que é uma das especificações da ISO. Ela abrange requisitos do sistema da qualidade para desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos automotivos e funciona como um estímulo para a competitividade e melhoria contínua para as empresas do setor.
Para ser mais competitivo, você precisa estar atento a esta ISO e entender sua importância, não é mesmo? Sabendo disso e pensando em você, preparamos esse texto completo com tudo o que precisa saber!
 
O que é a IATF 16949?
É uma especificação da ISO que está de acordo com os sistemas de qualidade da França, Alemanha, Estados Unidos e Itália. Ela define requisitos para todas as áreas do mercado automotivo e foi publicada em março de 1999, depois revisada em duas oportunidades.
Para se ter noção da importância, a IATF 16949 já certificou quase 50 mil empreendimentos de diversos tamanhos concentrados principalmente na Europa, América e Ásia.
A norma consiste em uniformizar certas técnicas e métodos presentes nas principais montadoras e distribuidoras, para assim proporcionar uma mudança de patamar para muitos empreendimentos ao redor do mundo, aumentar a competitividade e proporcionar mais qualidade aos clientes.
 
Como a norma pode me ajudar?
Os benefícios de cumprir os requisitos propostos pela IATF 16949 e obter uma certificação são muitos. O maior de todos esses objetivos é bem claro e está entre os objetivos da especificação: alavancar a empresa para um outro patamar. Mas como?
A mudança de patamar é uma consequência de diversas mudanças no seu negócio, que por sua vez, são consequências da consolidação dessa norma. As técnicas aplicadas, por exemplo, são essenciais para reduzir custos, evitar desperdício e ter mais qualidade no produto.
Com a certificação da norma, também é possível negociar com empresas estrangeiras. Como se sabe o mercadoi é ambplo, portanto, negociando internacionalmente, você pode atingir muitos negócios, crescer e expandir sua marca.
Com a integração a outros sistemas, como a Gestão da Qualidade e em Saúde e Segurança o seu empreendimento crescerá, mudará de patamar e estará cada vez mais competitivo no mercado.

Como faço para implementar esta norma na minha empresa?
Treinamentos de implementação são sempre uma ótima saída para quem quer um certificado que faça a empresa crescer. E o ideal é focar em treinamentos mais práticos, pois esses são mais funcionais e ensinam, através da ação, o cumprimento dos requisitos por parte dos colaboradores.
Para ajudar a sua empresa a acompanhar a evolução do mercado, a Planquality preparou um curso de implementação da especificação IATF 16949. Focados em ações de qualidade e resultados, nosso treinamento tem 80% prática e 20% teoria, e é o ideal para você dar um passo para o futuro e ter vantagem em um setor tão competitivo.
Tem interesse? Saiba mais clicando aqui!

Outras notícias do Blog Planquality

O nosso Blog tem os conteúdos mais completos e interessantes sobre o mundo organizacional. Leia nossos textos!

blog