Confira as novidades e notícias sobre gestão empresarial

Seja ouvido: como se comunicar melhor

Seja ouvido: como se comunicar melhor

20 de dezembro

A comunicação é uma habilidade social importantíssima, pois ser entendido pelos outros é o primeiro passo para alcançar os melhores resultados. Se é assim na vida pessoal, na vida profissional é ainda maior a necessidade da comunicação.
Tanto para a produtividade interna quanto para melhorar o contato com os clientes e otimizar os seus resultados, a comunicação deve estar presente.  E desenvolver essa qualidade é uma vantagem para qualquer pessoa, independente de setor e cargo que ocupa dentro da empresa.
Isso porque qualquer pessoa que se comunica bem, além de conseguir maior projeção como um profissional, consegue também melhorar a comunicatividade ao seu redor, melhorando os resultados, a produtividade e melhorando o ambiente.
Ainda não acredita nos resultados que essa melhora pode te trazer? Saiba que 90% dos problemas organizacionais ocorrem por falta de comunicação, e, portanto, aperfeiçoar essa habilidade social é, antes de tudo, um método de resolução de problemas.

Quer conhecer o melhor modelo mental para a resolução de problemas complexos? Leia nosso texto sobre Design Thinking!

Para otimizar a sua comunicação e melhorar a sua equipe, separamos 3 dicas essenciais! Confira.
 
Entenda o que significa comunicação
O primeiro passo para se aperfeiçoar em algo, é entender o que o conceito significa, não é mesmo? Com a comunicação não é diferente.
Para compreender o significado, é preciso ter o principal objetivo da comunicação em mente: informar. E a informação é melhor passada adiante quando entendemos sobre o que estamos falando, portanto, é importante que você mantenha-se ligado nas situações para evitar falhas.
Outro fator muito importante, é conhecer a equipe que está ao seu redor, pois é dessa forma que você conseguirá se posicionar da melhor forma e atingir os melhores resultados. Porque de nada adianta uma comunicação que peca no seu principal objetivo, e a chance de passar a informação corretamente e fazendo a outra pessoa entender o que você comunica, fica ainda maior quando você sabe com quem está falando.
 
Tenha organização
Ok, pode parecer estranho, mas apesar de o planejamento ser um tópico diferente, ele também faz parte da comunicação. Depois de dar o primeiro passo, você deve se organizar melhor, para assim alcançar os objetivos.
Como foi dito, os problemas na comunicação são a causa de 90% dos problemas organizacionais, a melhor forma de resolvê-los portanto, é comunicando melhor e organizando o que quer comunicar de uma forma mais eficiente.
Atitudes básicas como marcar reuniões mais informais e falar somente o necessário, por exemplo, pode ser o quê você está precisando, portanto: invista em planejar melhor a sua rotina dentro de sua equipe na empresa.
 
Desenvolva a sua habilidade através de treinos
Assim como qualquer habilidade, a comunicação pode, e deve, ser aperfeiçoada sempre que possível. Desta forma, os resultados serão cada vez mais satisfatórios e a otimização de sua empresa será permanente e constante.
Por isso, investir em maneiras inovadoras como a metodologia Lego® Serious Play® é o melhor caminho para estar um passo à frente e atingir os objetivos da melhor forma através de uma comunicação melhor e mais eficiente.
E foi pensando em você que nós, da Planquality, desenvolvemos o curso de comunicação com a metodologia Lego® Serious Play® que melhora muito a maneira que entendemos a comunicação.
Clique aqui para conhecer o treinamento e participe!

Outras notícias do Blog Planquality

O nosso Blog tem os conteúdos mais completos e interessantes sobre o mundo organizacional. Leia nossos textos!

blog