Confira as novidades e notícias sobre gestão empresarial

O talento da Geração Z e a necessidade da mudança organizacional

O talento da Geração Z e a necessidade da mudança organizacional

09 de abril

O mercado de trabalho está evoluindo junto com o tempo, e hoje já incorpora a tecnologia, estando muito mais digital entre os colaboradores e também na relação com o público. A empresa que não entende isso pode estar perdendo. Além da tecnologia, outro fator também pode ser decisivo para o desenvolvimento da empresa: a Geração Z.


Mas por que a Geração Z pode ser tão decisiva?
O Gen Z (pessoa que pertence à Geração Z) é parte de um fenômeno diferente, se distanciando do modelo de pensar e trabalhar de qualquer outra geração. Por estarem em contato com a tecnologia desde o berço, eles estão conectados com o mundo, e através de alguns toques na tela de um smartphone podem saber de qualquer notícia que está acontecendo no mundo. E este nível de informação deixou os Gen Z muito mais informados, inteirados sobre o mundo à sua volta e, é claro, muito mais engajados, tanto em questões sociais, quanto no  mundo do trabalho.
A empresa que não consegue atingir a Geração Z hoje pode não apenas estar perdendo um enorme mercado consumidor, como, principalmente, está perdendo uma geração de pessoas talentosas, conectadas com o mundo e decisivas para o sucesso organizacional dentro de um mercado cada vez mais competitivo e digital.

Como entender a Geração Z?
Como já foi destacado, e vale sempre lembrar, a Geração Z está muito conectada com tudo o que acontece no mundo, e por isso é a geração da tecnologia, possuindo um senso crítico sobre questões sensíveis desde cedo, como as pautas sociais, a questão do meio ambiente e o papel da mulher no mercado de trabalho, por exemplo. Portanto, antes de tudo, a sua empresa deve estar avançada e condizente ao período que estamos. Envolver-se em causas sociais e promover uma política de responsabilidade social é um passo decisivo para tornar sua empresa parte do desenvolvimento do mercado de forma atual e conquistar talentos da Geração Z.
Entretanto, para alcançar esses talentos, apenas engajar-se nas questões sociais, por mais que seja necessário, não é o suficiente. Os Gen Z mais talentosos procuram também por empresas com métodos diferentes de trabalho, mais digitais, mais atuais e onde possam ser mais participativos. Investir nessa modernização organizacional por meio de novos métodos como o Design Thinking, por exemplo, é fundamental para estar um passo à frente na hora de conseguir uma mão de obra mais capacitada e atualizada. E por isso, queremos compartilhar a Metologia LEGO® Serious Play®, completamente ligada aos jovens e ótima para aproveitar o engajamento e a capacidade de informação da nova geração.


O que é a Metodologia LEGO® Serious Play®?
A Metologia LEGO® Serious Play® é uma maneira excelente para tomar decisões em equipe de forma colaborativa, aproveitando e promovendo talentos como a comunicação, a liderança e o engajamento, que são características muito presentes entre os Gen Z. Durante os últimos anos, a Metologia LEGO® Serious Play®  se mostrou tão eficiente que passou a ser posta em prática por grandes empresas, como Hitachi, Samsung e até mesmo a NASA!
A Planquality, com o foco nas ações e nos resultados, auxilia no desenvolvimento organizacional de empresas por meio de treinamentos com 80% de prática e 20% de teoria. Conheça os nossos treinamentos, pratique os conhecimentos com sua equipe e conte com o talento da Geração Z para desenvolver sua empresa!
 

Outras notícias do Blog Planquality

O nosso Blog tem os conteúdos mais completos e interessantes sobre o mundo organizacional. Leia nossos textos!

blog